Pecuária- (1534)

A Pecuária foi uma forma de melhor extensão da cana de açúcar, pois a produção cresceu em suas propriedades, aumentando, portanto o número de escravos e de pastos para os animais.Os primeiros gados que chegaram ao Brasil, veio das Ilhas Do Cabo Verde, em 1534,para as capitanias de são Vicente. Depois em 1550 Tomé de Souza enviou uma caravela a Cabo Verde. Desta vez para Salvador, porém o gado difundiu-se em direção pra Pernambuco, para o nordeste, principalmente para Maranhão e Piauí.
Assim como a cana de açúcar, a pecuária foi concentrada mais na região nordestina, tanto que as origens da pecuária do sertão estão no chamado “Gado De Quintal”.Aos poucos isso cresceu,o que trouxe um serio problema para os proprietários dos engenhos ,pois o gado destruía o canavial e ocupava um espaço que segundo a concepção mercantilista era da cana de açúcar.
No século XVII, foi proibida a criação de gado a uma faixa de 80 quilômetros da parte litorânea, levando-os para o interior.
Essa atividade cultural teve uma importância muito grande para o conjunto da economia interna colonial, pois no século XVIII a carne consumida na área da mineração vinha também dos rebanhos nordestinos. Na mão de obra para a criação dos gados predominava o trabalho de negros “libertos”, mestiços “livres”, e também escravos africanos.
Com a descoberta das salinas no Ceará e em Alagoas e a existência de barreiras salgados no vale do São Francisco, fez expandir a criação para o norte da região. Um centro uma importante criação de gado no inicio do século XVIII foi à ilha de Marajó. A expansão continua nos cerrais em terras que os sesmeiros não podiam explorar o que deu origem aos “sobrados”.A criação de gado bovino para a carne salgada e em porções (Charque) e de eqüinos e muares para o transporte,favoreceu a ocupação e o abastecimento da região das minas.Os lugares meridionais transformaram-se nos maiores fornecedores de gados muares e eqüinos,para a industria de mineração.eram comercializados na feiras realizadas em Sorocaba e em outras regiões dos atuais estados de São Paulo e Rio de Janeiro.



Materia feita por:Amanda de Jesus Costa
EI-21

Economia Algodeira
O algodão foi primeiramente cultivado com o objetivo de suprir a necessidade existente de tecidos utilizados no embalo dos produtos e para a fabricação de tecidos que pudessem ser utilizados como vestimenta dos escravos. Em sua grande maioria, os integrantes da elite colonial não usufruíam do tecido produzido internamente, preferindo importar os tecidos da Europa. Só no século XVIII, a cultura algodoeira ganhou maior expressão com a crescente demanda industrial europeia. A exportação do algodão em grandes quantidades teve relação direta com o surgimento das primeiras instalações industriais europeias. Nas suas etapas iniciais, a consolidação da economia industrial teve forte expressão no ramo têxtil, onde apareceriam as primeiras inovações tecnológicas que permitiram o desenrolar da chamada Revolução Industrial.



O Tabaco
As primeiras lavouras de tabaco formadas pelos colonos surgiram da necessidade de garantir o consumo próprio. Como as "escaramuças" entre flechas e canhões nunca tinham data certa para começar - nem para acabar - era preciso plantar o próprio fumo ou esquecer o cigarro, pois os índios, até então os únicos produtores, nem sempre estavam dispostos a colaborar.A partir de meados do século XVII, o tabaco passou a ser produzidos em larga escala e a integrar a pauta de exportações da colônia, sendo foi produzido principalmente na Bahia, seguida por Alagoas e Rio de Janeiro e, ao longo do século XVII, o produto foi largamente utilizado como moeda de troca para aquisição de escravos nos mercados da costa africana. A princípio, as lavouras de fumo ocupavam áreas reduzidas, concentradas entre Salvador e Recife, sobretudo nos arredores de Cachoeira, no Recôncavo Baiano.As lavouras de fumo cresceram, para atender às necessidades de um sistema de produção que dependia mais e mais do braço escravo, privilegiando a sede de lucros da metrópole.
As materias"Economia Algodoeira" e "O Tabaco" foram feitas por:Francielle Santana De Oliveira
EI-21

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

1 Response to "Pecuária- (1534)"

  1. sociedade_colonial says:
    21 de abril de 2010 às 11:37

    Muito bom o post, mas tenho algumas perguntas:
    O tabaco faz parte do contexto das drogas do sertão?
    Ele era extraído desde as feitorias?
    Onde ficavam as principais plantações de algodão e quando começou a ser cultivado?
    Os nativos tinham algum tipo de participação econômica para exportação (algo como o artesanato feito nos dias de hoje)?

Postar um comentário