O Pau-Brasil (século XVI)

Era um produto nativo extraído da Mata atlântica do litoral brasileiro. A madeira era interessante para a fabricação de moveis e instrumentos musicais. A tinta extraída da madeira era ideal para ser utilizada nas manufaturas inglesas. Cabia ao indígena transportar a madeira para as embarcações portuguesas. Com o passar dos anos a extração foi posta em segundo plano, apesar do declínio, a extração perpassou boa parte do período colonial. Da liberdade no comercio do pau-brasil, os indígenas passariam à escravização.








Extração do Pau -Brasil


Escambo


Cada navio que aportava no Brasil deixava uma leva de europeus. Sobreviviam os que casavam com índias, aceitos pelos nativos segundo a praxe de oferecer ao visitante uma mulher da tribo. Numa época de guerras, a absorção dos estrangeiros era vantajosa. Unidos a índias, e aos parentes delas, estes logo se tornaram peças-chave em um sistema de escambo que abrangia não só o pau-brasil, mas também o abastecimento das naus. Os europeus pagavam com facas, objetos de metal, espelhos. Para os índios, que não fabricavam metais, tais instrumentos eram um enorme avanço tecnológico, ao passo que os espelhos eram espantosos por si. Uns acreditavam levar tesouros – e, para os outros, as árvores não valiam tanto assim.




Curiosidades
Sua floração ocorre do final do mês de setembro até meados de outubro. Entre os meses de novembro e janeiro ocorre a maturação dos frutos.





O cerne moído do pau-brasil era usada para tingir linhos, sedas e algodões, concedendo-lhes um "suntuoso tom carmesim ou púrpuro": a cor dos reis e dos nobresA variedade encontrada no Brasil, porém, era muito superior e substituiu por completo a equivalente oriental.





O pau-brasil leva em média 150 anos para atingir um bom tamanho e seu interior vermelho só começa a ser formado depois de onze anos. Quanto mais antiga a árvore do pau-brasil, maior o diâmetro de seu tronco.





























Matéria feita por: Francielle Santana De Oliveira
Turma EI-21





























































  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to " "

Postar um comentário