A Cana De Açucar ( XVI e XVII)

O grande avanço da economia brasileira foi à cana de açúcar. Era um produto raro, caro, cujo consumo crescia na Europa e os preços eram altíssimos, imaginemos que um rei levava açúcar de presente pra outro rei em uma visita, era usado como dote em casamento. O Brasil tinha condições ideais para o cultivo do açúcar, tínhamos o solo de aluvião no nordeste, o massapé (solo encontrado principalmente no litoral nordestino) um solo argiloso (muito rico), além das condições climáticas, clima quente e úmido do nordeste favorecia a economia açucareira, além disso. É bom lembrar que o financiamento holandês favoreceu o crescimento da atividade açucareira no Brasil e mão de obra que nos tínhamos em abundância, subestimam-se que eram quase cinco milhões de índios nas costas brasileiras, contrariando a historia tradicional os índios foram usados em larga escala, mais foram sendo gradualmente substituídos pela mão de obra negra, africana escravizada. O negro escravizado era mais interessante para o mercado internacional, alimentava o grande comercio triangular entre a America, África e Europa, além de que a igreja tinha mais interesse de catequizar os índios, e por isso ajudou a escravização africana.
A economia açucareira era baseada em quatro princípios fundamentais que chamamos de Sistema De Plantation: monocultura, latifúndio, trabalho escravo e exportação.
















O engenho - Eram unidades de produção completas e, em geral, auto-suficientes. Além da casa grande, moradia da família proprietária, e da senzala, dos escravos, alguns têm capela e escola, onde os filhos do senhor aprendem as primeiras letras


O engenho propriamente dito, onde se frabricava o açúcar, era composto pela moenda, a casa das caldeiras e a casa de purgar.
Na moenda, a cana era esmagada, extraindo-se o caldo; na casa das caldeiras, esse caldo era engrossado ao fogo em grandes tachos; finalmente, na casa de purgar, o melaço de cana era colocado em fôrmas de barro para secar e alcançar o "ponto de açúcar".
Após algum tempo, esses blocos eram desenformados dando origem aos "pães de açúcar", blocos duros e escuros, formados pelo que hoje chamaríamos de rapadura.




(A moenda era o primeiro local onde a cana-de-açúcar se transformaria em açúcar.)


Sociedade

Matéria feita por:Francielle Santana De Oliveira

EI-21

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

1 Response to "A Cana De Açucar ( XVI e XVII)"

  1. sociedade_colonial says:
    22 de abril de 2010 às 15:15

    meninas o blog ficou lindo, muit bem estruturado parabens!
    Bem a imagem é muito interessante, pois ilustra a sociedade açucareira.
    os escravos eram quem realmente produzia a riqueza da colonia,"eram os pés e as mãos dos senhores de engenho", os homem livres tinha pouca participação tanto na economia, quando na politica, ja os senhores não estavam no tipo da sociedade, era quem detinha a riqueza produzida pelas classes, funcionava assim: "eu mando, tu faz e eu lucro".

Postar um comentário